CARTAZ   FLIPBOOK   FOTOS





Exposição

Giras da Vida, entre o Vurdon e o Irokô.
ANCESTRALIDADES TRADUZIDAS EM ARTE


Ancestralidade é o fio que tece passado, presente e futuro, não apenas de um indivíduo, mas de muitos pelo pertencimento que os conecta a suas origens a se projetarem sem calendários. É fazer parte de uma memória coletiva que transcende tempo e espaço, tornando cada ser desta cadeia fonte de sabedoria e de identidade, que busca e encontra pontos de convergência, sejam históricos, éticos, culturais ou físicos, como base de sua matriz existencial.

A Arte é capaz de nos apresentar segmentos distintos do caminhar de povos tão antigos, como os de matriz africana e o romani. À frente em tantas gerações, suas culturas nos chegam pela criação de representantes que nelas foram buscar pontos significativos da vida dos que as antecederam, e que aqui estão a nos expor o quanto vale conhecer e valorizar.

Esta exposição nos traz pontos de encontro de duas artistas - Katia e Reitchel - focados em suas ancestralidades - romani e africana - que aflora na criatividade de cada trabalho, na mensagem de cada um em variadas formas. Não apenas baseada em pesquisa, mas no sentimento de pertencimento entranhado em cada Artista, como partes de algo maior, que atravessou oceanos e não necessitou de datar a origem de cada uma.

A Arte ganha expressão maior na proposta de Katia e Reitchel, que exige olhar atento aos múltiplos detalhes, em suas representações pictóricas, porque carregam anos de culturas tão ricas de saber e espiritualidade. A muito o que aprender com neste momento em que o mundo passa por uma crise se precedentes. A MBlois Galeria se soma às duas nesta caminhada.

Curadoria
M. Montezi





©2023. MBLOIS Galeria de Arte Contemporânea. Todos os direitos reservados.
Criação Alessandra Moura