CARTAZ   FLIPBOOK   FOTOS



Exposição | Coletiva

Litografia: pedra, tinta e água.

Nas Mãos de Artistas a Arte surge da pedra.

Penso que uma Galeria é um espaço aberto a artistas que criam não importa que materiais ou suportes utilizem, que processos e técnicas empregam. Importa que possam chegar a públicos diversos e não somente aos que se fixaram a um tipo de arte e de autor. A Arte é dinâmica, incrivelmente diversa, como os olhos que chegam a uma galeria para apreciá-la.

Neste contexto, chega ao nosso espaço uma arte secular de criar imagens, a Litografia, que artistas como Goya (série Touradas, 1825), Renoir, Cézanne, Toulouse-Lautrec a utilizaram, dando nova dimensão à litografia a cores.

Em boa hora, chega a vez da MBlois dedicar uma exposição exclusivamente à arte da Litografia, trazendo três artistas oriundos do curso da EAV do Parque Lage, para exporem algumas de suas criações. Compartilhamos com todos o prazer de ter a Litografia e seus criadores em nosso espaço de Arte.

À Tina Velho, professora do grupo na EAV, os nossos agradecimentos por todo apoio à nossa iniciativa.

M. Montezi / Curadoria



Litografia um pouco da história

A Litografia é um processo de impressão planográfica cuja matriz é a pedra e foi descoberta em Munique no final do século XVIII por Alois Senefelder. As pedras utilizadas são de origem calcária e provêm em sua maior parte das Minas de Solenhofen, perto de Munique. O princípio da litografia está baseado em um fenômeno físico: a incompatibilidade entre a água e a gordura que, sob a forma de crayon ou tinta, é utilizada para desenhar sobre a pedra. Quando a matriz entintada é submetida a prensa, a imagem gravada é transferida para o papel. A partir de 1810, começa a ser utilizada para reprodução de desenhos e quadros de grandes mestres e, em seguida, como forma de arte que continua presente em diversos movimentos artísticos até os dias de hoje.

No início, a litografia se destinava unicamente à exploração comercial e caiu em desuso com o surgimento da impressão industrial (off set). A presente exposição mostra a produção de alunos da oficina de Litografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage que oferece o curso com o objetivo de explorar e entender os princípios da litografia, A Oficina de Litografia da EAV possuí uma extensa coleção de pedras litográficas disponíveis para o uso dos alunos, além de guardar um importante acervo que remonta à história da Imagem Gráfica no Brasil. São quase 200 pedras que contêm um pedaço da história da imagem gráfica brasileira. Tratam-se de documentos relativos à história do Banco do Brasil, a rótulos e marcas da Colombo, da Antártica, das balas Bhering, embalagens de remédios e cartazes. A maior parte delas se encontra em bom estado de conservação e ao longo desses anos vem sendo restauradas e impressas na oficina de litografia da escola, podendo também serem utilizadas pelos alunos em suas pesquisas e experimentações.

- Tina Velho. Professora de Litografia da EAV do Parque Lage




©2023. MBLOIS Galeria de Arte Contemporânea. Todos os direitos reservados.
Criação Alessandra Moura